É importante que o profissional se sinta familiarizado com a cultura da empresa, adaptado à equipe e motivado para passar segurança e confiança durante o atendimento
A contagem regressiva para o Natal já começou. A pouco menos de 60 dias da principal data para o comércio, os empresários se preparam para aquecer as vendas. Para atender a grande demanda de compras gerada nesta época - em novembro ainda tem a Black Friday -, muitas empresas recorrem aos trabalhadores temporários. Mas, nesta corrida contra o tempo, é possível treinar o novato para manter a excelência no padrão de atendimento e oferecer melhor experiência de compra ao consumidor? Quem responde a questão é Jean Dunkl, especialista em gestão estratégica de negócios e sócio-fundador da CPD Consultoria Empresarial, empresa que atua em Franca e região. “Sim. É fundamental essa integração do funcionário temporário com a cultura organizacional da empresa. Afinal, o comerciante contrata um desconhecido para exercer uma função extremamente importante: lidar com o cliente, seu maior ativo”, ressalta. Segundo Jean, manter o padrão de qualidade dos serviços prestados é o grande desafio para as empresas nesta época. “O trabalho será por pouco tempo, mas um funcionário despreparado, sem conhecimento e com postura inadequada, pode encerrar uma relação de confiança e credibilidade que demorou anos para ser construída com o cliente”, avalia. De acordo com pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), as contratações de trabalhadores temporários no varejo e no setor de serviços devem somar 103 mil vagas em todo o país neste final de ano. Entre as funções mais procuradas estão as de ajudante (31%), vendedor (26%), balconistas ou atendente de loja (9%), motorista (6%), caixa (4%) e estoquista (4%). “A maior parte das vagas é para atendimento direto ao cliente. Por isso é importante que o funcionário temporário se sinta familiarizado, integrado à equipe e motivado para garantir uma excelente experiência de consumo em sua atuação. Por outro lado, para este profissional, é uma grande chance de mostrar o seu valor e buscar sua efetivação. Com comprometimento, engajamento e dedicação ele pode contribuir positivamente com os resultados da empresa e começar 2020 empregado”, diz Jean. Dicas para integrar o funcionário temporário à equipe - Fale sobre a cultura organizacional, a missão, a visão e os valores da empresa; - Forneça o “Manual de Boas Práticas e Conduta” da empresa; - Faça uma ambientação sólida, explique sobre o mercado, os concorrentes, o segmento, o cenário e o posicionamento da empresa; - Mostre a importância da função a ser desempenhada e como ela contribuirá para alcançar as metas estabelecidas pela empresa no período; - Faça um treinamento ensinando sobre a postura e o comportamento da empresa na hora de atender o cliente. Faça um roteiro sobre o processo de vendas: abordagem, sondagem, proposta de valor, negociação e fechamento; - O temporário precisa conhecer todos os produtos oferecidos para fazer a melhor proposta ao cliente, independente do segmento que a empresa atua. Por exemplo, se é uma loja de roupas, ele precisa saber os modelos, as cores, os tamanhos, a especificação técnica, entre outros; - Disponibilize um material acessível com informações como condições de pagamentos, prazo de entrega, garantias e pós-venda, para garantir agilidade e independência à sua equipe; - Faça o entrosamento do temporário com a equipe de trabalho; - O ideal é que o temporário tenha pelo menos 1 semana de imersão antes de ir para a linha de frente, podendo observar a área de operação; - Indique um vendedor que seja agradável, que tenha disposição e boa vontade para ser seu “padrinho”, dando suporte e esclarecendo as dúvidas; - Reconheça o bom desempenho com feedback positivo, gerando estímulo e proatividade. Fonte: CPD Consultoria Foto: Robert Kneschke
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