Os novos médicos que irão cursar a Residência Médica a partir de 2017 foram recebidos na manhã de ontem, 1º de março, pela equipe da área de Ensino e Pesquisa e Comissão da Residência Médica, que prepararam uma cerimônia especialmente para oferecer as boas-vindas.
A supervisora da área de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Rute Moraes Silva, iniciou com uma apresentação sobre a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, explicando que esta tem uma história de 120 anos, que serão completados em junho deste ano, e que hoje é um grande complexo hospitalar, composto pelas unidades do Hospital Central, Hospital do Coração e Hospital do Câncer – sendo ainda responsável pela administração do AME – Ambulatório Médico de Especialidades de Franca.
Explicou ainda, que a Santa Casa é um hospital de referência em atendimentos de alta complexidade, não só para Franca, mas para 22 municípios da região, com um público estimado de 700 mil habitantes; apresentando ainda os títulos e certificações conquistados pela instituição, como por exemplo, Hospital de Ensino, Hospital Amigo da Criança, Hospital Ouro em Qualidade, 9ª Melhor Maternidade, 2º Melhor Hospital do Estado de São Paulo, Banco de Leite (2 títulos consecutivos de qualidade e excelência) entre outros, que tornam a Santa Casa de Franca um importante centro de atendimento ao público e formação de profissionais, não só da Medicina, mas de várias profissões relacionadas à saúde.
Inicialmente, o Dr. Laurence Dias de Oliveira (Coord. da COREME – Comissão da Residência Médica) falou aos novos residentes sobre a importância do empenho de cada um em relação ao estudo e ao aprendizado prático, para a efetiva formação como profissional. Em seguida, o Dr. Eduardo Migani Teixeira (Coord. Resid. de Ginecologia e Obstetrícia) disse que a Santa Casa de Franca tem um excelente histórico na formação de médicos, talhando profissionais de alto nível e que após o período de residência prestam um trabalho de excelência, sendo disputados no mercado de trabalho. Da mesma forma o diretor clínico, Dr. Ciro de Castro Botto, reafirmou aos residentes a necessidade do empenho e seriedade, colocando-se à disposição dos alunos para qualquer forma de auxílio e apoio necessários ao pleno desempenho dos mesmos durante a Residência.
Na sequência, também falaram aos novos residentes os seguintes médicos do Complexo Hospitalar: Dr. Marcelo de Paula Lima (Diretor Ténico), Dr. Wilson Cunha Júnior (Coord. Resid. de Clínica Médica), Dr. Mateus Rodrigues Alves de Figueiredo (Coord. Programa de Residência de Cirurgia Geral), Dr. José Osiel de Almeida (Coord. Resid. de Anestesiologia).
Comentários